Quando computadas operações no exterior, o crescimento no total de acidentes de trabalho do JBS e da BRF aumentam. No Brasil, o crescimento da dona da Friboi e Seara foi de cerca de 11% no ano passado.

O total de acidentes com afastamentos na JBS EUA passou de 158 para 286 entre 2015 e 2016. Na Pilgrim’s, também nos Estados Unidos, o número variou de 90 para 146.

A companhia não informou os motivos do aumento das taxas no exterior. Um analista avalia que o aumento das atividades pode ter contribuído para um maior número de acidentes.

A BRF também não explicou o aumento da taxa global de acidentes até o fechamento desta reportagem. O último relatório de sustentabilidade mostra que houve aumento de 289 para 306 lesões com afastamento entre 2015 e 2016, considerando empregados diretos em todas as unidades e negócios do grupo no Brasil, na Argentina, em Abu Dhabi e na Malásia.

No mesmo documento a dona da marca Sadia relata 111,86 mil empregados.

“A BRF assegura saúde e segurança do trabalho como um valor e possui suas diretrizes estabelecidas e divulgadas por meio do Sistema de Gestão de Programa de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), que passou por revisão em 2016”, informa a companhia.