A oficial de Justiça Flávia Brasil percorreu várias farmácias mas não encontrou o medicamento que precisa usar continuamente para manter a saúde. Ela sofre de artrite reumatóide e síndrome de Sjögren, doenças autoimunes que podem levar à morte se não forem tratadas.

Até hoje Flávia comprava o sulfato de hidroxicloroquina com facilidade.  Mas a informação de que a substância está sendo usada no tratamento do coronavírus em outros países provocou uma corrida pelo remédio nas farmácias do Brasil.

“Minha prima que mora em São Paulo e tem lúpus também não está achando para comprar,  e a gente faz uso desse medicamento todo dia. As pessoas por medo, e com base na informação de que o medicamente é usado para o combate da Covid 19 estão comprando esse remédio nas farmácias sem receita e estão deixando quem é do grupo de risco, de pessoas com doenças autoimune, mais em risco ainda”. 

A fabricante do principal remédio à base de sulfato de hidroxicloroquina, o reuquinol, informou à Agência Nossa que está tentando importar duas toneladas da matéria-prima para conseguir aumentar a produção. 

Vamos usar todos os meios que estiverem ao nosso alcance para aumentar nossa produção. Estamos também em contato com os governos de São Paulo e Federal para que nos auxiliem nessas negociações”, afirma a diretora de assuntos corporativos da Apsen, Renata Spallicci,.

A reumatologista Nara Regina de Oliveira explica que não há substância substituta à hidroxicloroquina para os crônicos de doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatóide. A médica sugere que os pacientes diagnosticados com coronavírus tomem uma substância parecida, a cloroquina. Esta substância produz mais efeitos colaterais e por isso não é indicada a pacientes de uso contínuo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem de artrite reumatóide. É uma doença inflamatória crônica na qual o próprio organismo ataca suas articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. 

Com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades.

“Queria fazer um apelo para as pessoas não comprarem e principalmente as farmácias não venderem”, disse Flávia à Agência Nossa. 

A oficial de Justiça Flávia Brasil: não comprem remédio que não precisam

“Queria fazer um apelo para as pessoas não comprarem e principalmente as farmácias não venderem”, disse Flávia à Agência Nossa, que é paciente crônica de duas doenças autoimunes. 

A Síndrome de Sjögren, também conhecida por exocrinopatia autoimune, é uma doença inflamatória crônica que afeta tecidos das glândulas salivares e lacrimais. A queda na produção de saliva e de lágrimas provoca secura nos olhos e na boca, o sinal mais comum da doença.

De acordo com o site do médico Drauzio Varella, agravamento do processo inflamatório pode danificar as membranas mucosas que revestem outros órgãos do corpo e provocar ressecamento no nariz, tireóide, vagina, rins, pulmões, fígado, pâncreas, traqueia.

Foto: Divulgação

A Apsen informou ainda que está disposta a colaborar com as
autoridades de saúde pública, procedendo a doação para o tratamento da
Covid-19, considerando ainda assegurar o atendimento a outros pacientes que já fazem uso crônico da medicação para outras indicações.