A Secretaria da Saúde de Tocantins, por meio da sua diretoria de comunicação, informou que o estado, atualmente, monitora apenas 12 municípios, dos 139, para o parâmetro agrotóxico nas águas. Segundo a secretaria, o número foi reduzido a partir de 2018, quando foi realizada uma revisão do Plano Estadual de Monitoramento de Agrotóxicos na água de consumo humano.

A secretaria também comunicou que no ano de 2019 apenas quatro dos municípios prioritários foram monitorados, totalizando 36,36% do total. Só no ano passado a fiscalização conseguiu alcançar 100% do total de cidades prioritárias, com o monitoramento dos 11 municípios selecionados.

O estado integra a importante fronteira agrícola de Matopiba, que leva no nome as sílabas iniciais dos seus estados (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e tem despertado preocupação de pesquisadores por causa dos elevados níveis de agrotóxicos utilizados nas lavouras.

“Atualmente o Tocantins monitora 12 municípios prioritários para a análise de resíduos de agrotóxico na água para o consumo humano, conforme os padrões definidos no Anexo XX da Portaria de Consolidação MS 05/2017. Até o ano de 2017 eram 14 municípios. Porém, para os anos de 2018 e 2019 foi realizada uma revisão do Plano Estadual de Monitoramento de Agrotóxicos na água de consumo humano, revendo assim os pontos de coletas, redistribuindo o número total de amostras pactuadas com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.

Vinte e uma das substâncias das 27 presentes na Portaria de Consolidação 05/2017 do Ministério da Saúde já foram analisadas.

“Até o ano de 2016, o Instituto Evandro Chagas, em Levilândia-PA, realizava as análises para o estado do Tocantins. A partir de 2017 as análises passaram a ser realizadas na Fundação Oswaldo Cruz”.

Apesar de outros estados do Brasil relatarem interrupções nas análises em meio à pandemia, a secretaria da saúde do Tocantins afirmou que o estado não teve dificuldades.

Níveis toleráveis de agrotóxicos na água

Os níveis de agrotóxicos encontrados no estado do Tocantins estão adequados aos limites aceitos pelas autoridades federais, sem apresentar risco à saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Tocantins faz acompanhamento da qualidade da água, quanto à contaminação por agrotóxicos, com monitoramento semestral.

As amostras coletadas em municípios prioritários são enviadas à Fiocruz (RJ) para análise.

“A SES destaca que os níveis de agrotóxicos encontrados na água dos mananciais tocantinenses atendem a portaria 2914, do Ministério da Saúde”