Em consonância com os objetivos da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a Suzano, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, anunciou que antecipou em meia década a meta de remoção de 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera. O adiantamento de 2030 para 2025 foi apresentado em seminário realizado nesta quinta-feira (21) para tratar dos temas a serem discutidos na COP26, que contará com a presença de representantes da empresa. 

 

A antecipação do objetivo em cinco anos é amparada pela ampliação de cobertura vegetal neste período, por meio de plantios comerciais e de áreas destinadas à conservação, em locais antes degradados e alterados pela ação humana. Ao absorverem carbono da atmosfera, as árvores cumprem um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa.

 

“A antecipação do prazo de 2030 para 2025 reforça o nosso compromisso de captura de carbono da atmosfera e comprova nossa percepção de que as mudanças climáticas são um tema prioritário. Precisamos tratar a descarbonização da economia mundial com seriedade e urgência compatíveis à importância dela para esta e as próximas gerações”, diz o presidente da Suzano, Walter Schalka. Para efeito de mensuração, a Suzano contabiliza apenas a base florestal em pé. A madeira colhida é subtraída do cálculo. 

 

Além da meta de ampliar a cobertura vegetal, a empresa mantém iniciativas e frentes efetivas para reduzir as emissões em suas operações próprias e na cadeia, e dará continuidade ao processo de aprimoramento de manejo florestal de forma a evitar perdas, maximizar a produtividade e ampliar a remoção de carbono. 

 

A companhia, que é uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, tem participado de encontros com empresas, representantes do governo e lideranças globais para abordar os temas a serem discutidos na COP26, e tem defendido que, para que sejam atingidas metas concretas de cortes de emissão de carbono no longo prazo, governos, empresas e a própria sociedade civil precisam estabelecer e alcançar objetivos de curto e médio prazo.