Apesar da participação feminina no mundo financeiro ter crescido nos últimos tempos, o total de homens trabalhando como profissionais de investimentos ainda é muito maior que o total de mulheres. E as empresas do setor de investimentos, atentas a esse desequilíbrio e ao debate sobre desigualdade de gênero, passam por transformações na cultura organizacional e se movimentam para um cenário mais diverso e inclusivo para todos.

Aumento na contratação de mulheres, promoção da igualdade, equidade e desenvolvimento interno, capacitação das profissionais e projeto audiovisual para dar oportunidade do acesso do público feminino ao universo dos investimentos são alguns dos exemplos de ações voltadas para a inclusão de mulheres no setor dominado por homens.

“Na Renova Invest, temos uma escuta bem ativa para quem já está e damos empoderamento para quem vem chegando. Temos mulheres assumindo nossas unidades que abrimos agora, temos mulheres na linha de frente em ações que anteriormente só poderiam ser designadas a homens. Além disso, a gente está buscando sempre a capacitação das mulheres para que possam alcançar níveis e cargos diferentes do que quando elas entraram”, diz a sócia e assessora de investimentos na Renova Invest, Nayara Boer.

Leia também: Sitawi prevê mobilizar R$ 1 bilhão para finanças pessoais

Na Renova Invest, empresa que faz assessoria de investimentos, dos 56 profissionais, 28 são mulheres. Isso corresponde a 50% da equipe. Segundo Boer, o aumento na equipe feminina começou quando o sócio-fundador Bruno Ismar se deparou com a importância do movimento das mulheres dentro do mercado financeiro.